+351 910 988 603

0
0

A herdade

Herdade da Rocha

Situado no Crato, em Portalegre, colado às encostas da serra de S. Mamede de solo granítico e embelezado com os veados à solta nasce neste monte alentejano, um lugar único para a produção de vinhos distintos e de categorias superiores.

A plantação da primeira vinha de 4,5 hectares teve início em 2009, com as castas Alicante Bouschet e Syrah a dominarem o solo.

Em 2010 é plantada a segunda vinha com 4 hectares sendo feita a aposta na Touriga Nacional, a casta tinta considerada das mais nobres e exigentes de Portugal. A Touriga Nacional tem sido “embaixadora do nosso País”, devido à sua capacidade de adaptação às alterações climáticas. Ainda em 2010, do lote de castas criteriosamente seleccionadas sobressai a Touriga Franca, casta originária da França e que está muito associada à produção de vinhos generosos.

A Herdade da Rocha reforça a plantação de vinha em 2011 com Arinto que é uma casta muito versátil e cultivada em quase todas as regiões vinícolas pela sua boa adaptação a todos os climas. É ainda plantado Alvarinho, considerada uma das mais nobres castas brancas portuguesas e produz um vinho de acentuada frescura e de elevadíssima qualidade.

Em plena vila do Crato, no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, junto à Serra de S. Mamede, nasce uma nova marca de vinhos portugueses pautados pela frescura e mineralidade. Na Herdade da Rocha a equipa de enologia pretende produzir vinhos mais frescos com caracteristicas mais minerais  que naturalmente se distinguem dos vinhos alentejanos comuns.

A Herdade da Rocha lançou a primeira colheita, em 2012, engarrafando uma série limitada 1350 garrafas. Em 2013 foram produzidos os vinhos Couto Saramago Red Wine e Couto Saramago Seleção.

 

O ano de 2016 ficou assinalado pelo lançamento dos vinhos branco e rosé.